sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Les Cités Obscures (As cidades obscuras)


Como vi que andavam a escrever sobre B.D. (Pedro Fonseca)  também vou escrever.

       Pouca gente conhece esta saga chamada (em português): "As Cidades Obscuras", criada pela dupla de belgas François Schuiten e Benoît Peeters. Apesar de lhe estar a chamar saga, os livros não são seguidos, e todos eles contam histórias diferentes em cidades diferentes. Mas apesar das histórias serem diferentes, muitas delas tem personagens ou espaços comuns entre elas.
        Neste momento a saga conta com 11 livros principais, e mais 11 livros "não-oficiais", que são colaborações dos criadores da obra com outros artistas.
       "O mundo das cidades obscuras, é um paradoxo do nosso, mais uma especie de universo paralelo (como se vê muitas vezes nas B.D.'s da Marvel e por ai...) que nos é invisivel pois está do lado oposto ao Sol. Por isso usam-se uns portais para ir de um mundo ao outro. Estas passagens encontram-se nos edificios e nos locais similares ás do outro mundo."
       O universo dos livros conta com influencia de Julio Verne, Franz Kafka, René Magritte, entre outros. E os volumes são os seguintes:

1. Les murailles de Samaris
As muralhas de Samaris, este é dos meus favoritos. Conta a história de um explorador que decide ir ver o que se passa na cidade de Samaris, mas quando lá chega começa a perceber que cada dia que passa vê sempre as mesmas coisas, ouve sempre as mesmas coisas e parece que anda em circulos...

2. La fièvre d'Urbicande
A febre de Urbicanda conta a história de um esqueleto de um cubo, que começa a expandir-se de forma sobrenatural.

3. La Tour 
Giovanni Battista é um engenheiro de manutenção n'A Torre, que é uma gigantesca estrutura em que cada andar tem o seu engenheiro. Giovanni, perde o contacto com os outros engenheiros e amigos, e devido a não ter mais materiais de construção, decide subir á procura de alguém que o ajude.

4. La route d'Armilia
Tenho em casa mas ainda não li (porque está em françês)...xD

5. Brüsel
Constant Abeels é um defensor do progresso, mas quando descobre os gigantescos planos e construções para transformar Brüsel, ele junta-se a Tina Tonero uma activista contra os projectos.
(não é bonita como está?)

6. L'enfant penchée
A Rapariga Inclinada, é a história sobre a mesma, um pintor que acha que está a ficar louco e um cientista a que todos recorrem quando tem problemas inexplicáveis.
ESTE É O MEU FAVORITO

7. L'ombre d'un homme
A sombra de um homem começa a ganhar cor...


8. La frontière invisible, Volume 1
Um jovem cartógrafo começa a trabalhar num local muito estranho, cheio de velhos com as suas manias, uma rapariga com um mapa nas coxas, e um cão que parece indiferente a todos estes acontecimentos.
 
9. La frontière invisible, Volume 2 
Ainda não li este...
10. La Théorie du grain de sable, Volume 1 
Um misterioso homem chega a uma cidade cuja qual começa a sofrer vários acontecimento inexplicáveis. Um homem começa a levitar, uma casa começa a ficar cheia de pedras e ...mais não digo.


11. La Théorie du grain de sable, Volume 2 
Este está esgotado...

Sem comentários:

Enviar um comentário