sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (O Fabuloso Destino de Amélie)

"Nous passons le temps de la journée à oublier à quel point le temps passe."

      Depois de ter colocado, no meu primeiro post, aquele filme um pouquinho violento, vou falar-vos deste aqui, um dos meu favoritos: O fabuloso destino de Amélie, para aqueles que gostam de surrealismo, uma obra-prima. Lembro-me como se fosse ontem quando ouvi falar deste filme: 
      "Era uma noite escura e tempestuosa, quando o criador da fera, decidiu dar-lhe vida. Nunca ninguém tinha pensa.......", muda de canal, vamos ver o que está a dar na RTP, tou farto dos noticiários da TVI. PUM! 
      Estava a dar a apresentação de um filme que iria passar
ZÁS!
      Fiquei deveras curioso, mas que filme é ? É sem duvida estranho...
PLING!
      "Não perca hoje ás 23:15, "O fabuloso destino de Amélie"
      - Mãe! Pai! - chamei - Conheces algum filme chamado ... (voçês sabem) ?
      Claro que conheciam, e infelizmente não o pude ver naquela noite, mas como a minha tia o tinha, pedi-lhe e vi-o.

      O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada das outras crianças. Isto porque o seu pai achava que Amélie possuia uma doença de coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai lhe fazia. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contacto físico com o seu pai. Por isso, e somente por isso, o seu coração batia mais rápido que o normal. Os seus pais, então, privaram Amélie de frequentar escola e ter contacto com as outras crianças. A sua mãe, que era professora, foi quem a ensinou até falecer quando Amélie ainda era menina. A sua infância solitária e a morte prematura da sua mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta.
       O filme é de 2001, e é realizado por Jean-Pierre Jeunet, e conta com a participação de Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Dominique Pinon e Serge Merlin.

      Peço desculpa por não conseguir por aqui o trailer, mas podem ve-lo se clicarem no link abaixo:

Tem aqui algumas imagens




4 comentários:

  1. Atenção à ortografia e à pontuação. Escreves bem, mas deves ter cuidado com estes pormenores que fazem a diferença. (Helena, prof. de Português, por acaso tua mãe)

    ResponderEliminar
  2. amo amo ! (chocapiccc)

    ResponderEliminar
  3. Hahaha
    Não conheço nem você, nem sua mãe, mas, como a Inês - que igualmente não conheço-, também adorei o comentário dela.

    ResponderEliminar