domingo, 31 de outubro de 2010

Fim do mês...

ESTAMOS NO FIM DO MÊS E EU ACHO QUE OS MEUS POSTS ESTÃO A FICAR UM BOCADO REP...REP...REPETIT...
 REPETITIVOS

       É verdade...agora ando a ver poucos filmes, ando sem inspiração, e nunca sei sobre que filme escrever. Mas isso não quer dizer que me fartei do blog, aliás até me dá sempre um certo prazer escrever nele. E como a minha amiga Inês (http://naomeparesagora.blogspot.com) me disse que achava que o blog dela andava um pouco "monótono" (acho que é assim que se escreve), eu olhei para o meu e pensei o mesmo. 
        Posso por aqui umas imagens de filmes que ando a pensar escrever, bandas que gosto, realizadores, e cenas com piada! Por isso vou tentar fazer um plano: no ínicio de cada mês falo sobre um realizador, no final de cada semana, ponho 1 ou 2 filmes que me apteça escrever, e a meio da semana posso por umas cenas com piada, mensagens ou outras cenas. Também posso falar sobre filmes que valha a pena ir ver ao cinema.
        
Vamos a eles!!!

E já agora uns videos engraçados:




sábado, 23 de outubro de 2010

The Fall (O sonho de Alexandria)


"Are you trying to save my soul?"


       Como ando sem tempo para escrever no blog, e sempre que estou no PC, o chato do meu irmão está me sempre a "azucrinar" a cabeça, vou por mais um filme (ou dois). E o filme é: The Fall, tenho de agradecer a minha tia Isabel, pois foi ela que me o mostrou, e como tal OBRIGADO. Este filme está muito bem feito, em termos de cor e história, mas é pena que pouca gente o conheça (nem me lembro de o ver no cinema).
       O filme é de 2006, e tem uma história simples...ou melhor, tem 2 histórias. O filme passa-se durante os anos 20 num hospital em Los Angeles, lá está um duplo de cinema chamado Roy. Um dia uma pedaço de papel amarrotado e cortado vai parar a cama de Roy, este fica espantado quando uma menina aparece á sua beira a pedir-lhe "a sua mensagem secreta". Roy pergunta-lhe o nome, e descobre que é Alexandria, esta fica a saber que os eu nome deriva de Alexandre, o Grande. A medida que o tempo passa Alexandria começa a ir ao pé de Roy, e este começa a contar-lhe uma fantástica histór, para depois a conseguir convencer a roubar-lhe comprimidos.
       A fantástica história é sobre 5 heróis: um guerreiro indiano, um ex-escravo chamado Otta Benga, Luigi um italiano perito em explosivos, um naturalista chamado Charles Darwin mais o seu macaco Wallace e um bandido mascarado que usa um um casaco de Hussar e umas calças ninja. Todos eles desejam uma coisa, vingar-se do malvado imperador Odious, que os ofendeu a todos.
       Aconselho a todos este filme, pois ele está muito bem feito, e... sei lá.








Caro Diario (Querido Diário)



        Muito boa Manhã/Tarde/Noite, hoje vou por o primeiro filme italiano do blog, e como tal vou ter de por um filme divertido e ao mesmo tempo bonito. E o que calhou foi "Caro Diario" um filme de Nanni Moretti, um dos meus realizadores italianos favoritos. O filme é...não sei dizer, só digo que tem comédia, um pouquinho de nada de drama, acção, documentário, e acho que chega.
        O filme está constituido em 3 partes:  In Vespa, Isole e Medici. A primeira parte do filme, mostra-nos Roma pelos olhos de Nanni, andando na sua vespa pela cidade, mostrando-nos casas, bairros, filmes, criticos e muito mais. Na segunda parte, Nanni tem um trabalho a fazer, mas como não o consegue fazer em sua casa, decide ir a casa de um amigo seu na ilha de Lipari, mas mesmo assim, nao consegue concluir o seu trabalho. Nani anda de ilha em ilha, mas cada ilha tem o seu problema, demasiadas crianças, um vulcão que pode acordar a qualquer momento e ...bem não vou dizer todas. A terceira e última parte do filme, é um pouco mais autobográfica, mostrando-nos uma doença que o realizador teve, e os vários médicos que consultou para a tentar curar, sendo esta última parte uma das mais hilariantes do filme.
       O filme é do grande ano de 1993, e ganhou o prémio de melhor direcção no festival de Cannes.

       

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sen to Chihiro no Kamikakushi (A Viagem De Chihiro)

"Oh, my baby! Are you all right? Are you emotionally tramautized?"


       Como reparei que ainda não tinha nenhum filme de animação, no blog, decidi por este. "A viagem de Chihiro" foi o primeiro filme "anime" que vi (mentira! mas também o 1º que vi tinha 5 anos), e como tenho sempre uma "lembrança especial" dele, pois fiquei assombrado quando o vi. Pois tanto a nivel de história e de desenho este filme está bestial, e até agora poucos dos filmes anime que vi conseguem superar este...ou melhor, nenhum dos filmes de animação conseguiu superar este. Posso dizer que o filme só me começou a prender depois dos primeiros 20, não 10...pronto está bem, 5 minutos. E depois disso entrei num "mundo que apenas conhecia  pelos livros" (Diários de Che Guevara), com muitos espíritos, fantasmas,sem-faces, bruxas boas e bruxas más e também com umas bolinhas de fuligem muito engraçadas.
       Sem querer estar a revelar muito da história, vou tentar fazer um resumo não muito revelador. Uma família que acaba de mudar de cidade, engana-se na estrada que os leva á sua nova habitação, levando-os ao que eles pensam ser um velho parque temático. Quando estão lá dentro sentem o cheiro a comida, o que os leva a um dos muitos restaurantes que estavam naquele local. Enquanto que os seus pais "enfardam" a comida, Chihiro decide dar uma volta pela aldeia que se encontra no parque. Quando chega a um edifício gigante, encontra um rapaz com aparentemente a sua idade que lhe começa a fazer uma série de perguntas insistindo para que ela se vá embora o mais depressa possível, pois aquele sítio é sagrado...
       Não me vou estar a adiantar mais, pois acho que já devo ter feito uma baralhada no resumo. Mas mesmo assim vejam o filme, que não vão arrepender-se, pelo contrário, entram num mundo completamente ESPIRITUAL.
        O filme é de 2001, ganhou um Oscar de melhor animação e é realizado por Hayao Miyazaki.
Trailer: Não há nenhum de jeito, vejam é o filme


\m/ bolinhas de fuligem  

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Diarios de Motocicleta (Diários de Che Guevara)


"Cómo es possible sentir nostalgia por un mundo que nunca conoci?"


       Devido a ter sofrido á pouco, uma grave demonstrção de ditadura, vou por aqui um filme sobre o meu herói COMUNISTA. Apesar do filme ainda não revelar os seus ideais políticos, continua a ser o meu herói. Pois foi este o filme que o fez tornar o meu ídolo.
       Destas vez vou ser um pouco diferente na descrição, pois ainda estou um pouco aborrecido...(mas deixemos-nos de tretas,)...
        Agora já estou com vontade de escrever sobre este magnífico, obra-prima, espectacular, altamente, ultra, mega, super, hiper, e ri-fixe filme. Mais uma vez estava eu a ver televisão e mudei para a RTP (porque é que todos filmes que falo, passam na RTP ?) e vi o trailer deste filme. Mas desta vez vi-o (bem, já era tempo...), e como vi-o, gostei, e como gostei vou falar sobre ele.
       O filme é sobre a aventura em que Ernesto Guevara de la Serna e o seu amigo Alberto Granado, dão pela América do Sul (um continente até então, desconhecido por mim). Os dois amigos tem um plano, atravesar a América Latina em 4 meses, passando pelas várias capitais e ver o país como não é descrito nos livros. Eles têm um método: a improvisação, para cada momento uma ideia diferente. O veículo: "La Poderosa", uma velha mota, que já está no final da sua vida.
        Aconselho a todos este filme, pois a viagem que eles fazem, é uma das minhas de sonho. E o filme tem uma força de imagens e música BRUTAL, de cair para o lado.
        Desta vez não me aptece dizer os actores, nem o realizador (Walter Salles), nem mesmo os prémios que teve. Só me aptece dizer (muita coisa, mas...) vejam, ou melhor...obrigo-vos a ver este belo filme (se não.. vejam o trailer que ficam com vontade de ver este filme)





__ABAIXO SALAZAR__



cena que não tem nada a ver com filmes (pt 2)

Há pouco plubiquei um texto que me tinha vindo prado ás mãos. Mas devido a diferentes ideais fui obrigado a retira-lo pela força superior e financeira (mãe). Mas o "manuscrito" continua em minha posse MUAHAHAHAHA


MUITO OBRIGADO MÃE
(FOI O POST MAIS VISTO, SNIFF. NUNCA MAIS TE CONTO NADA!!!)

Amadeus


"Forgive me, Majesty. I am a vulgar man! But I assure you, my music is not."

       Quem nunca ouviu falar de Amadeus Mozart ? Toda a gente conhece a música dele. O que podem não conhecer é o filme que fizeram sobre a vida dele, que é sobre o qual estou a escrever. Pois esta obra do cinema tem actores tão geniais como a obra de Mozart, tanto os cenários como a história estão de tal ponto tão bem conseguidos que até é dificil perceber como este filme é tão pouco divulgado.
       Assisti pela primeira vez a este filme...ou melhor conheci este filme uma vez quando estava a passar na RTP, apenas vi 30 segundos dele, e deu para perceber que era um filme bom. Foi pena não o poder ver nessa noite (soa familiar ?), mas no dia seguinte quando cheguei ao conservatório para ter uma aula de CORO (pois é... eu tinha uma classe de conjunto, há uns anos), no momento em que iamos cantar uma música de Mozart (Bella Vita Militar, já agora) que a professora perguntou se alguém tinha visto o filme que tinha passado na RTP.
       Claro que vi o filme, se não não o punha no blog não é ?. O filme começa com um músico (Antonio Sallieri) a tentar suicidar-se e a gritar "Fui eu que te matei Mozart, por favor perdoa-me!", mas felizmente (ou não) os seus criados conseguem chegar a tempo e levá-lo para o hospital. E é dai que começa a história de Mozart, narrada por Antono Sallieri a um padre (que pretendia a sua confissão).
       O filme é de 1984, foi nomeado para 53 prémios mas apenas recebeu 40, incluindo 8 Oscars e 4 Globos de Ouro. Foi considerado o 53º melhor filme americano pelo  American Film Institute, e conta com a presença de F. Murray Abraham, Tom Hulce, Elizabeth Berridge e Jeffrey Jones.
       
Trailer (aconselho a ver de todo, e de preferencia perceber inglês)




In loving memory of Wolfgang Amadeus Mozart